Sustentabilidade

Gerenciamento de resíduos líquidos

O gerenciamentos dos resíduos líquidos na Unilentes é feito por decantação. Ao todo, cinco tanques recebem água utilizada para lavar as lentes nos processos de surfaçagem e de corte de lentes para montagem. Ao passar pelos tanques de decantação, os resíduos oriundos da água leitosa e com partículas não solúveis acumulam-se no fundo desses tanque resultando em uma água limpa de impurezas. Ao final do processo, a água limpa é bombeada por um filtro de areia recolhendo as partículas mais leves que flutuam por não terem sido decantadas.

A cada quatro meses, os tanques de decantação passam por limpeza onde partículas não recolhidas pela etapa de filtragem são retiradas. Esse processo ocorre por sucção feita pela empresa Unidade de Tratamento de Água com Resíduos de Petróleo (UTARP) e as partículas seguem percurso de secagem e reciclagem. Parte do material retirado é destinado à fabricação de pré-moldados e tijolos ecológicos, já o residual não aproveitado é incinerado. O resultado é água limpa, transparente e reutilizável.

Gerenciamento de resíduos sólidos

O resíduos sólidos, na Unilentes, são oriundos de blocos de resina, policabornato e trivex usados na fabricação de lentes. Em embalagens apropriadas, esses resíduos são separados, armazenados e coletados pela empresa Ecosólidos. Um processo de reciclagem os faz integrar à composição de pré-moldados e tijolos ecológicos.

Quero ser parceiro